Conquistando diversos setores desde 2011, a W3K entrega inteligência de mercado para grandes empresas, atuando em todo continente americano. Sua equipe é capacitada para atender de forma aderente a padrões e melhores práticas internacionais.

+55 (51) 3081 5900

+ 55 (51) 99245 4091

Av. Theodomiro Porto da Fonseca, 3101 Prédio 10 Sala 209 – São Leopoldo / RS

© 2018 por W3K Tecnologia. Desenvolvido por Regência Mercúrio.

  • Marketing W3K Tecnologia

Descubra a Diferença de Sistema e Sistemática na Gestão de Documentos para Engenharia

Sistemas precisam ser ensinados para atenderem a uma sistemática previamente estabelecida na empresa!


Em alguns casos, a empresa já possui um software de GED implantado em outras áreas e nos questiona se esse software poderá ser usado, também, para os documentos de engenharia. A resposta não é simples e é um dos pontos de análise em nossa consultoria.


Avaliamos vários aspectos, dentre eles:


– O GED: avaliamos o software de GED do cliente para entender suas funcionalidades e verificar se há atendimento a requisitos básicos de gerenciamento de documentos de engenharia (falarei sobre alguns desses requisitos, logo abaixo).


– Fases, processos e projetos de engenharia envolvidos: existem vários tipos de atuação de empresas de engenharia. Há empresas projetistas, construtoras de obras de capital, construtoras civis, gerenciadoras de projeto, indústrias com engenharia de operação e manutenção, etc. Cada tipo de empresa adquire e consome documentos de forma distinta. Isso impactará diretamente nas características necessárias para o Software de GED.


Outras questões importantes para avaliar nesse cenário:


- A empresa gera documentos de Engenharia, apenas recebe de terceiros ou gera e recebe?


- A empresa conduz projetos? Como são estruturados? Qual a duração?


- Os projetos são para a própria empresa ou para terceiros?


– Há necessidade de integração com outros sistemas, como ERPs (Ex. SAP) e bancos de dados de engenharia (Ex. COMOS, etc.)?


– Os acervos documentais envolvidos: a engenharia produz documentos de naturezas diversas (técnica, planejamento, contratual, administrativa, compras etc..)?


– Estrutura da empresa ou projeto: local, remoto ou vários locais?


Há algum tempo, escrevi sobre a impossibilidade de usar o Windows Explorer para gerenciamento eletrônico de documentos. No artigo, eu demonstro que nem todo software de GED atende à área da Engenharia. Leia aqui o porquê.


Por Camila Denículi Vila Verde, consultora especialista em gestão de documentos e informações para engenharia e indústria, Executiva DocExpert.

Revisado pela equipe Greendocs | W3K Tecnologia

32 visualizações